sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Resenha: O menino do pijama listrado


O menino do pijama listrado relata os horrores ocorridos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, através do ponto de vista de uma criança de apenas nove anos, chamada Bruno.


De início ele desconhece o que está acontecendo ao seu redor, ou seja, a Grande Guerra. Sua preocupação gira em torno de sua antiga casa, a qual foi deixada devido a promoção do cargo de seu pai. Bruno agora  mora em uma casa menor, no meio do “nada”. Onde não encontra amigos ou sequer algo que possa entretê-lo.

Da janela de seu novo quarto, ele avista uma espécie de fazenda; onde as pessoas estão sempre vestidas com um pijama listrado. Ávido por novas descobertas, ele passa a visitar esse campo e faz amizade com um garotinho chamado Shmuel. Esse laço formado entre os dois, marca para sempre suas vidas; independente do preconceito existente na época.

O Holocausto e as atrocidades cometidas não são muito explícitas no livro. John Boyne preocupa-se mais em detalhar o dia-a-dia de Bruno e Shmuel, e em como essa amizade torna-se verdadeira, podendo ultrapassar limites jamais imaginados.

Bruno sente-se injustiçado por pertencer ao outro lado da cerca, enquanto Shmuel convive com várias pessoas de diferentes idades. Não vendo uma saída para sua solidão, Bruno decide cavar um buraco, passando por debaixo da cerca. Shmuel consegue roupas listradas para o amigo e enfim eles podem brincar juntos, da forma que sempre desejaram.

Essa “invasão” realizada por Bruno pode trazer uma consequência não muito agradável para sua família, já que a intenção era apenas brincar e ajudar a encontrar o pai de Shmuel, que há dias estava desaparecido. Algo que ocorrerá poderá possibilitar ainda mais a aproximação dos dois, dando uma ideia de que isto já estava destinado a acontecer.

 “Voce é meu melhor amigo Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda”.


O livro é bem curto, o que não me possibilita uma resenha muito longa. Entretanto, sua história de amizade é cativante. Bruno e Shmuel demonstraram um amor não só de amigos, mas de irmãos.


Movie Trailer: 





Sinopse:


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Avaliação:

★ ★ ★ ★ 



- Larissa M.

11 comentários:

  1. Nossa sua resenha ficou ótima :) Tenho muita vontade de ler esse livro e já coloquei ele aqui na lista não vai demorar nadinha para lê-lo beijokas !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nossa :O bem forte esta história ... arrepiou só de ler o seu resumo.

    beijos ótimo fim de semana.

    feehfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu choro toda vez que vejo esse filme. Mas, nunca consegui ler o livro. :ç {e olha que minha amiga tem}. Bela resenha!

    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com.br/
    Faz uma visita?
    @PriscilaFrr

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e vi o filme. Não existiu amizade mais bonita e sincera entre esses dois. E a inocência entre os dois, foi algo que mais me marcou. Muito boa a sua resenha.

    Tem Meme pra vcs lá no blog. Da uma passadinha e confira.
    Bjokass

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu quase chorei quando li o livro.
    Achei a história bem escrita, Bruno um personagem fascinante, sua irmã uma nojenta, sua mãe uma lesada e seu pai um monstro.
    Achei o filme um tanto diferente do livro, não foi fiel, mas a ideia basicamente a mesma.
    O que mais marca na história e amor um pelo outro, a amizade e a coragem.

    Adorei sua resenha.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é tão lindo, né Lari? O filme também é, mas ainda prefiro o livro.
    Não chegou a ser um dos meus preferidos, mas me encanta bastante.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca tinha tido a curiosidade de ler esse livro devido ele ser um livro histórico, mas me rendo a lê-lo agora depois dessa ótima resenha! Adorei a resenha!

    Nathy,
    http://mundodaluadanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nunca li o livro,porém já vi o filme e chorei horrores :///
    Ótima resenha,parabéns!
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá ainda não li o livro mas o filme é lindo e super triste, quero ler pra ver se é igual

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que pedia meu pai para alugar o filme ele dizia que talvez era chato.Quando passava o filme estava ocupada!
    Agora quando fui a biblioteca o livro estava la,so que peguei ele e depois desisti coloquei de volta!
    Maior pena pq agora deu uma vontade de ler ,vou correr atras do filme tb!
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Bjs!
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este livro está na minha lista de leituras para 2013. Já estava interessada nele há algum tempo. Agora estou mais ainda!

    Bjos
    Juliene Farnez
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Garota meio-sangue Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review