terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resenha: Memórias de uma gueixa


Chiyo é uma garotinha que vive em Yoroido, numa pequena vila. Nesta habitam seu pai, sua mãe - muito doente - e sua irmã, chamada Satsu. Apesar de serem extremamente pobres, eles são conhecidos naquele lugar, e Chiyo, chama atenção de qualquer pessoa devido a cor de seus olhos azul-acinzentados; nada muito comum.

Certa manhã, Chiyo depara-se com o Sr. Tanaka - um homem muito influente em Yorido -. Este fica admirado com a beleza das garotas e decide levá-las para Kioto, distrido das gueixas. Infelizmente, a sorte não bate à porta de todos, não é mesmo? Chiyo é separada de sua irmã, que é levada para uma espécie de prostíbulo.

" Mas a verdade é que na tarde em que conheci o Sr. Tanaka Ichiro foi realmente a melhor e a pior da minha vida... "



A pequena Chiyo é "comprada" pelo okiya - local onde ocorre o treinamento das gueixas -, e lá ela deve dedicar-se ao trabalho doméstico e aos seus estudos, tais como: dança, arte, música etc. Porém, as coisas não ocorrem como as donas do lugar gostariam, pois Chiyo  não se dedica tanto assim a seu futuro.  Para piorar as coisas, Mameha, a "filha" das donas do okiya, não aceita competir com uma aprendiz de gueixa.

Mameha é o tipo de mulher egoísta, daquelas que desejam atenção somente para si. Não é isso que ela consegue, visto que possui uma concorrente chamada Hatsumomo, a qual decide adotar Chiyo como irmã e ensiná-la a portar-se como uma gueixa de verdade. Os resultados são aparentes, pois com os ensinamentos de sua "irmã mais velha" Chiyo logo alcança o ápice de sua carreira. 

Ao passar dos anos, Chiyo nunca esqueceu de uma tarde em que encontrou um homem muito bonito, para ser mais específica, o Presidente. Este notou que a garotinha estava com o rosto coberto de lágrimas, e as enxugou com o seu lenço; logo em seguida, deu-lhe umas moedas para a compra de um sorvete. A partir disto Chiyo prometeu que um dia conquistaria aquele homem e o teria, como um marido.

Chyio cresceu, e sua ascensão a gueixa trouxeram algumas mudanças, seu nome por exemplo passou a ser Sayuri, uma tradição no meio das gueixas. Em questão de poucos anos ela seria a mulher mais bonita e respeitada de Kioto. 

Durante suas saídas com Hatsumomo, Sayuri reencontra o Presidente, e aquela chama de uma paixão frustrada ressurge, a partir daí, as ações e o empenho de Sayuri tem apenas um objetivo, agradar o seu Presidente. 

Ela continua sua vida, batalhando para tê-lo, pois este desejo foi o que encorajou-a, desde sempre. 


A obra é bem escrita e a história é cativante. Há um filme desse livro, porém não me agradou muito, segue o trailer abaixo. Gostaria de ler mais livros com essa temática, se vocês conhecem algum deixem nos comentários, ok? Recomendo a todos e boa leitura! 

Movie Trailer:


Sinopse:


"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.


Avaliação:

★ ★ ★ 




12 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Larissa! Já li e reli Memórias de Uma Gueixa e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa passei por esse livro mil vezes e nunca peguei ele na mao e muito menos assisti ao filme. Espero algum dia ler e assistir, parece ser muito bom. Bjs.

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,flor.
    Nunca li este livro,só vi o filme e se o filme for tão bom quanto o livro e sua resenha tô FEITA! <3 Vou depois lê-llo
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito linda a capa desse livro, e como gosto muito da cultura japonesa, vou dar uma chance a ele assim que tiver oportunidade.
    Gostei muito da resenha, poser. ♥
    Beijos,
    Mari - http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive o menor interesse para ler este livro, na verdade nem acho q um dia eu irei le-lo xD
    haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi o filme que por sinal é muito bom, tenho o livro mas ainda não consegui ler, vou esperar a história do filme se apagar um pouco da minha memória...

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  7. Que linda sua resenha! Eu já havia visto filme, mas há muito tempo, e creio que, por ser muito nova e ainda não ter maturidade o suficiente para esta temática, não gostei muito e classifiquei-o apenas como "chato".
    Sua resenha me fez ter vontade de ler o livro e assistir ao filme de novo.
    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler o livro! (:
    Ah, tem meme pra você no meu blog!
    Te indiquei! Participe (:
    http://everythingihateintheworld.blogspot.com.br/2012/11/incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  9. Oii Adorei a resenha *-*
    Eu tenho um pouco de curiosidade, porém receio de ler o livro, mas sua resenha me interessou!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi,
    otima resenha
    adorei seu blog,
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa sua resenha está linda. Já li esse livro, mas não gostei muito, o autor distorce muito o mundo das gueixas, o livro é bom mas é ficção, o autor foi até processado pela gueixa que usou como fonte pois ele desconfigurou aquilo que ela falou para ele. O que eu mais gosto do filme é a fotografia, os cenários são lindos e e o figurino então. Eu lembro que quando saiu o filme nos cinemas teve até uma balbucia no Japão porque a atriz que faz a Sayuri na verdade é chinesa, e eles não gostam muito de chineses né rsrs
    Tem um livro que se chama "minha vida como gueixa" não sei se é bom, mas vale a pena dar uma pesquisada né ^^
    Beijos
    yumenokoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. é o tipo de livro que a pessoa é obrigada a ler antes de morrer.
    Ainda não tive essa oportunidade, mas com certeza não está longe!

    http://funestoetoxico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Garota meio-sangue Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review