quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resenha: O Pequeno Príncipe



O Pequeno Príncipe é um livro um tanto ingênuo, entretanto, cativante. Após ler você passará a enxergar a vida com outros olhos, detendo-se  principalmente a detalhes.
A obra conta a história de um garoto que vive em um asteróide chamado de “B612”, lá existem três vulcões (um extinto e dois em atividade), e também uma rosa – a qual o Principezinho cuida com tanto afeto – . Porém, a história não é narrada por ele, e sim, por um adulto que nunca esqueceu sua criança interior. 

Antes de chegar a Terra, o Pequeno Príncipe visitou vários planetas e lá conheceu pessoas bem intrigantes como um rei cujas vestes tomavam toda a extensão do lugar em que vivia, um empresário que nunca parava de contar estrelas, um bêbado, um acendedor de lamparinas e um geógrafo.  Todas essas aventuras foram narradas pelo próprio Príncipe ao seu mais novo amigo, o adulto. 

Quando finalmente aterrissou no planeta que desejava – Terra – , ele observou que nada era como ele esperava. As pessoas são extremamente ocupadas e suas atenções são voltadas para números e trabalho; elas perderam a essência da infância. Esta é a grande crítica do livro. 

É na Terra também que ele conhece uma raposa amável, a qual consegue cativar, tornando-se de grande e essencial importância para ela. 
“ – Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Às quatro horas então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!”
A parte triste dessa amizade nova, é que ela não pôde durar muito tempo, logo o Pequeno Príncipe teve de retornar. Contudo, a raposa “presenteou-o” com um segredo:
“ – Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
Já no oitavo dia de viagem, o adulto estava sem água e mantimentos, pois seu avião houvera quebrado. O principezinho propôs uma caminhada até o poço, e ali fortaleceram-se os laços entre o adulto e o Príncipe. 

Naquele mesmo dia, mais tarde, o principezinho partiu. O adulto não o viu sair. O propósito do Príncipe era retornar ao seu planeta de origem, e somente uma coisa poderia ajudá-lo a fazer isto. 
"- As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
- Larissa M.


Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações.O reencontro,o homem-menino.

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

6 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro ;]

    www.meninolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li quando era bem pequena

    @littlepistols
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O pequeno principe é muito fofo

    @littlepistols
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem facebook?

    @littlepistols
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um de muitos que está na lista , de leitura para ler para meu irmão de 9 anos hahahaha , já comprei Narnia para ler na hora de dormir , e agora com sua resenha vou comprar o pequeno príncipe , já leu a série diário de um banana , eu tenho todos e adorei em meu blog tem todas as resenhas beijão :D

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

Garota meio-sangue Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review